Você pertence à sua família?

Até onde o ambiente familiar influencia no que somos e no que iremos ser.



Sabe as suas virtudes e habilidades? Os seus dons e talentos? Certamente a maioria deles não foi desenvolvido em cursos de aperfeiçoamento ou com certificados. Os elementos mais importantes da nossa personalidade são construídos dentro de casa. É no nosso ambiente familiar que conhecemos os primeiros valores e aprendemos as primeiras regras sociais. É no sistema familiar que descobrimos o mundo e damos início a nossa identidade, o SER HUMANO que nos tornaremos. A família é nossa primeira sociedade, onde aprendemos a conviver com o outro, reconhecer limites, respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a perdoar... É a instituição mais antiga e o pilar de sustentação para a grande maioria das pessoas. Cada um carrega um histórico de experiências e aprendizados que têm reflexo por toda vida. Somos mais de nossa família do que pensamos. 

Ao nascermos herdamos muito mais que o sobrenome de nossa família, herdamos características genéticas, as crenças, comportamentos e energias de todos aqueles que pertencem e pertenceram ao nosso sistema familiar. Mesmo diante dos vários arranjos e novas configurações das famílias, carregamos informações dos nossos antepassados arraigados em nosso ser. E esses laços são eternos.


É fundamental a consciência de como a educação familiar tem impacto nas gerações futuras.

É na família onde se aprende a "ser gente". É ali que se planta no mundo as sementes que irão promover a evolução humana. Nós somos frutos de nossas experiências em todos os âmbitos... Erros e acertos, influenciando e sendo influenciados. A ONU reconhece que a família é o "Núcleo básico da sociedade". E se aceitar como parte de uma família, aceitar todos os membros da sua família, honrando a sua história e a história de seus pais; que te deu origem; é uma grande chave para superar conflitos que se manifestam no decorrer da vida. Tarefa nada fácil diga-se de passagem, é necessário muita disposição para desenvolver essa aceitação plena. Importante lembrar que nenhuma família é perfeita, família é feita de gente e nós somos seres imperfeitos. É preciso um olhar paciente e forte senso de compaixão eu diria, para essa construção. 

John Gottman um psicólogo norte-americano desenvolveu um estudo que ficou mundialmente conhecido, como o "Laboratório do Amor", ele juntamente com outros pesquisadores da Universidade de Washington, estudaram durante 40 anos famílias, para entender a dinâmica de lares harmoniosos, e o resultado mostra que a GENEROSIDADE e a BONDADE são os aspectos primordiais para se estabelecer laços fraternos e duradouros. "É citado lá a disposição contínua em sacrificar-se pelo outro, desde as pequenas necessidades do dia a dia até as situações extremas; a generosidade, que escolhe ver o que há de melhor no outro, ao invés de enfatizar erros, embora não seja passiva diante de falhas graves; a vontade de recomeçar, após cada pedido de perdão; e a preocupação constante em fazer o outro sentir-se cuidado e amado."  Temos quatro necessidades básicas como seres humanos: - Ser ouvido na essência, - Ser notado, reconhecido e amado, - Ter o direito de errar, - Ter o direito de pertencer. E aí você tem essas necessidades atendidas?

Tomar consciência dessas necessidades, e oferecer essa atenção aos familiares, e expor quando sentir falta; irá fortalecer esse vínculo e te encorajar cada vez mais nessa construção "de quem você é, e quem ainda quer ser".  Sharlene Falco. Coach e analista comportamental. Referência: https://www.semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/como-a-vida-em-familia-nos-faz-melhor/

162 visualizações2 comentários

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com