Viver é lutar, ensinamentos de um PAI

"Não chores, meu filho,

 Não chores, que a vida

É luta renhida: Viver é lutar.  A vida é combate,  Que os fracos abate,  Que os fortes, os bravos,  Só pode exaltar."                          Canção do Tamoio - Gonçalves Dias. Estes versos me soam como um grito de guerra, meu pai amava esses versos e me faz lembrar da sua bravura e confiança diante da vida. Meu pai possuía um resiliência tão forte que surpreendia os mais céticos... Hoje sei que ele tinha uma personalidade anti-frágil, que é além de voltar a sua forma original, você se adapta de maneira mais eficaz, superando sua forma original. Tarefa que exige muita persistência e força de vontade. Posso listar inúmeras virtudes, habilidades e competências da personalidade do meu pai que facilitaram sua disposição em encarar a vida de forma mais prática e confiante. Mas quero me ater a duas que são grandes ensinamentos para mim, a coragem e a obstinação, obstinação no sentido de resistência, vencer as limitações:

  • CORAGEM: que a coragem é uma grande virtude, todos sabem, mas exercê-la exige prática... Então, enfrente seus problemas de frente, encare suas dificuldades, não se acovarde diante delas, vá para o "bom combate" com as ferramentas que você tem, tenha ação, foco, direção, saiba o que precisa ser feito e faça. E não coloque sua energia no problema, e sim na solução do problema. Pode parecer clichê, mas é uma grande verdade, quanto mais você pensa no problema, mais ele expande e você começa a conjecturar coisas irreais, tirando o foco das possibilidades, onde poderia estar agindo e resolvendo a situação. Suas fortalezas nascem na coragem, então pratique-a!

  • VENÇA SUAS LIMITAÇÕES: sempre haverá limitações, as mais variadas... As circunstâncias, a família, o trabalho, a saúde, são tantas limitações que a "vida" nos impõe, e por muitas vezes não haverá rota de fuga, recursos necessários, ou segunda opção, entenda suas condições no momento, e supere! Não se deixe abater pela "falta", reconheça sua limitações, veja onde pode melhorar, se capacite, aprenda, reaprenda, reinvente, volte atrás, e tente fazer disso um trampolim, pode ser na superação da limitação que oportunidades apareçam. A evolução é feita vencendo as limitações!

Engraçado pensar no poder das escolhas em nossa vida, tem tantos estudos falando das possibilidades quando se adota uma programação mental positiva, isso mexe com as nossas emoções e logo com os nossos comportamentos, nos levando a melhores resultados. São as escolhas que fazemos todos os dias ao acordar:


Ser perdedor ou ganhador?

Fazer alguma coisa ou reclamar da situação?


Isso que difere como você vai ser, como os outros vão te ver, e sua motivação para a "luta renhida". Claro, existem muitas situações reais e psicológicas que nos afetam, nos impulsionam ou nos aprisionam, mas pense: 

O que pode ser feito a respeito dessa situação? O que VOCÊ pode fazer? Se encontrou uma resposta então já sabe: Vai lá e faça!  Se é de cunho psicológico pergunte-se: Você está disposto a desistir das coisas que o deixam doente? Se a resposta não for sim, sinto muito... Talvez ainda não doeu o suficiente para você tomar consciência e querer mudar. Sendo um sim, procure tratamento com um especialista, isso vai te levar a outro nível.  A autorresposabilidade anda de mãos dadas com o sucesso. E finalizando, é na adversidade que nós crescemos, encontramos nossa força e mostramos todo nosso potencial.


Meu pai apresentava muitos problemas de saúde, teve uma perna amputada aos 60 anos de idade, era obeso, não se adaptou com prótese, aprendeu a andar de muletas, pensa no equilíbrio que se exige do corpo ter uma perna amputada na altura da coxa, com uma musculatura senil, em uma casa sem adaptabilidade e com 50% da visão já comprometida? Pois, é?! Acordava cedo e ia trabalhar todos os dias, todos os dias, de domingo a domingo, lia com a ajuda de uma lupa, aumentava a fonte do computador, pedia ajuda, mas dava um jeito. Estava sempre lá com um sorriso no rosto e boa vontade no coração.


Que os heróis da vida real nos inspirem a seguir em frente.


Que você tenha coragem, vença suas limitações e seja exaltado com as lutas dessa vida.


Se quiser saber quais são seus pontos fortes, suas competências, seus talentos naturais e como pode usá-los para aumentar sua performance, terei grande prazer em te auxiliar.


Sharlene Falco.

Coach de mulheres e analista comportamental.

52 visualizações1 comentário

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com