Pedagogia do vírus

Atualizado: Jun 2

Comportamentos que vão mudar para sempre.



Me inspirei em um vídeo do Caio Carneiro para fazer o artigo desta semana. Sou fã do Caio e sempre que possível gosto de ouvi-lo. Frente a essa nova realidade que todos nós estamos vivenciando, rememora-se a única certeza que temos: a permanente IMPERMANÊNCIA... Os ensinamentos da sociologia e de como as sociedades se transformam em meio à crises, vemos nos apresentar, alguns comportamentos que vão mudar para sempre a nossa relação com nós mesmos, com o outro e com o mundo. 


A primeira e talvez a mais expressiva transformação que nos ocorre é que os "seres humanos, serão mais humanos": O fato de não podermos nos tocar, abraçar e não ter o convívio social, trouxe a tona a importância do outro em nossas vidas, como é bom ter alguém para abraçar, uma amigo para visitar, as resenhas no final do dia e os almoços em família. As pessoas estão desenvolvendo a virtude da solidariedade. Entendendo que todos vivemos em um grande sistema, e que precisamos uns dos outros. Isso é fantástico sob todos os pontos de vista.


Outra grande mudança é o "conceito do valor da vida": nunca se quis tanto viver, nunca se agradeceu tanto pela vida, pela saúde, pela cura e pelo simples e indispensável respirar.


As pessoas estão mais conscientes sobre a importância de se cuidar, de dar mais atenção à uma alimentação saudável, praticar exercícios e se conectar com sua essência e seus valores. A procura por itens de horta, por exemplo, cresceu 80% neste período no mercado livre. O mesmo ocorreu com a prática de exercícios em casa, lives e views desse segmento estão lá no topo. Assim como cursos de desenvolvimento pessoal, e atendimentos on-line. As pessoas anseiam por encontrar significado para suas vidas, e encontrar formas de saber lidar com essa nova realidade.

Outro comportamento que nunca mais será o mesmo é "o modo de tratar o dinheiro / a importância de se ter caixa": o consumo vai ser revisto, as pessoas entenderam que elas podem viver com muito menos, que podem fazer um bom uso de seus recursos, ao invés de ficar nesse ciclo de consumo vazio. Que pode-se auxiliar entidades, ONG´s ou mesmo começar um projeto social, e fazer diferença na vida de outras pessoas. Está sendo revisto o conceito de finanças pessoais e reserva de emergência, criando-se uma nova mentalidade.


A "estrutura educacional" também mudou, viu-se a necessidade de mais participação dos pais na educação dos filhos, tanto em presença como em responsabilidade. A modalidade EAD (ensino a distância), tomou conta da estrutura educacional e se consolidou como um importante modelo de ensino. Refletindo inclusive em tempo de deslocamento, trânsito e consumo de combustível.


E por fim, e não menos importante "o mundo digital", esse segmento foi o que teve uma explosão: Home office, telemedicina, homeschooling, entretenimento... Os negócios ganharam um novo viés digital. As vendas através de e-commerce cresceram mais de 100%; as plataformas de delivery cresceram 155% e o número de usuários 975%, (segundo dados do delivery much). Estima-se que o mundo digital cresceu em dois meses o que iria crescer em dois anos. A tecnologia consolidou seu espaço, e vai desempenhar um papel central nas relações sociais.


Buscando uma análise positiva diante do cenário, vamos ter como herança ensinamentos e aprendizados transformadores, tanto do ponto de vista social, econômico e político, porque também existe uma inclinação maior a justiça e participação na gestão de recursos públicos. 


É preciso revisitar e aprimorar os ensinamentos desse período, porque como disse o grande Caio Carneiro: "Se voltarmos os mesmos, perdemos duas vezes".


E você, já se perguntou qual o aprendizado você teve ou está tendo com este período?
Qual impacto você acredita que esse movimento mundial de trouxe?
Você acredita que sairá desse pandemia um ser humano melhor?

Se gostou desse tema e quer se desenvolver como pessoa, terei grande prazer em te auxiliar nesta jornada.


Sharlene Falco

Coach e analista comportamental.

75 visualizações

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com