Mulher, floresça!




Ontem, dias das mães, estava a pensar sobre o arquétipo MULHER, sobre a temática que nos envolve e a busca de ressignificação dos nossos papéis no dia- a- dia.

Olhei para trás, para a trajetória da minha mãe, das minhas avós, e pensei como é belo e sagrado a família, representada na ancestralidade feminina. Os homens também são fundamentais, óbvio, mas hoje quero me ater nas mulheres, mães. E esta reflexão são para todos os gêneros, afinal, viemos todos de um ventre materno.

De modo geral existe muito simbolismo pela figura da mulher/mãe e seu papel na sociedade. Fiz analogia da mulher a uma grande árvore, que representa força, sombra e fruto.

E concebi a idéia que a mulher é como uma figueira. A árvore que ajudou a dar forma à humanidade, assim como as mulheres! A figueira aparece nas histórias das maiores religiões do mundo, ela tem conexão com o sagrado, simboliza prosperidade, abundância, segurança, fecundidade... características essas também, da mulher.






A mulher tem associação direta com o NUTRIR, ela alimenta, cuida, zêla. Nutre a humanidade com amor, força e coragem. A mulher tem em si o poder da criação, é fonte da vida. Descobri que existem em torno de 750 espécies de figueiras, que é uma planta cultivada a milênios de anos e algumas espécies tem suas raízes aéreas, formando uma enorme copa.


E como ciclo da vida, aquela grande árvore que abriga, protege e alimenta, foi um dia semente. Ela precisou superar muitos obstáculos para crescer, se manter, fortalecer suas raízes e gerar frutos.

Ciclos que nós também vivenciamos. Para nos tornarmos "grandes", aprendi com a figueira que precisamos de "desprendimento", a árvore doa sua sombra, seus frutos, seu poder medicinal às outras espécies. Assim como as Mães que florescem e dão seus frutos para o mundo. Para a incrível jornada da vida! Mas assim como a grande árvore "mãe", estamos ligados à terra, onde brotamos, e só através desse alicerce conseguimos ascender às alturas.

Não deixe que os desafios da vida, te impeçam de ser uma grande árvore. Continue, mesmo com todas as limitações, continue; não desista! Haverá vida através da sua existência, através da sua sombra cumprirão ciclos, finalidades e propósitos. Onde estiver plantado, floresça!



122 visualizações

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com