Gratidão gera realização

Atualizado: Jul 11



É sempre bom, termos o hábito de "agradecer" no nosso dia-a-dia. Seja por um favor, um ato gentil, ou uma prestação de serviço. Mas você sabia que exercer efetivamente a GRATIDÃO, vai além dessas formalidades? Sabia que sua prática leva ao bem estar físico, mental e aumento da felicidade? Pois é, a gratidão é uma emoção, um sentimento, um comportamento e uma consciência racional. É você olhar ao redor e enxergar os motivos para dar graça pela vida


Segundo o neurocientista Pedro Calabrez, existem três tipos de gratidão:


  • A gratidão automática: que é o protocolo social de linguagem. É aquele agradecimento vazio, que faz por formalidade, por educação, mas sem o sentimento de se sentir verdadeiramente grato.

  • A gratidão passiva: que ocorre em momentos pontuais. Quando se ganha um presente, uma promoção, recebe a visita de uma pessoa amada, ou se sente reconhecido. É um sentimento momentâneo, muitas vezes pontuais e intensos, mas que logo se dissipa.

  • E a gratidão ativa: ou exercícios de gratidão, quando você investe energia para escolher ser grato, e não esperar passivamente por circunstâncias especiais. Quando você adota uma postura para dar valor aquilo que merece valor na sua vida. É saborear o momento presente.

Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, e esse sistema é responsável pela sensação de bem estar e prazer em nosso corpo. Ocorre liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer, ocorre também liberação de ocitocina, hormônio que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz ansiedade, o medo e a fobia.


Pessoas que manifestam a GRATIDÃO ATIVA, vivem níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, têm mais vitalidade, otimismo, menos angústia e sentimentos de raiva. Ocorre diminuição da pressão arterial, melhora do sono, reduz o nível de dor, estresse e depressão, além de melhora nos relacionamentos, nas relações românticas, e melhora da imunidade.


Existem várias pesquisas que indicam os benefícios da GRATIDÃO, mas um estudo da Universidade de Zurique demostrou que ela, é um dos cinco maiores previsores de FELICIDADE. Ou seja, pessoas que exercem a gratidão, são cientificamente mais felizes.


Gente o que vocês estão esperando para começar a agradecer agora?


E olha que interessante, quando alguém recebe gratidão ou gentileza inesperada, ela se sente motivada a retribuir esse favor ou pagar a outra pessoa. O mesmo ocorre com quem recebe agradecimento, sua probabilidade de ajudar de novo duplica. Sabe aquela frase que gentileza gera gentileza? Ela é real!


Agora que já sabemos disso, que tal se iniciarmos essa corrente do bem?


Pense em algo que mereça seu reconhecimento, alguém para manifestar seu apreço. Ou talvez, coisas que tornam sua vida melhor, pessoas que facilitam seu dia-a-dia. Ou mesmo algum momento muito especial que viveu, ou simplesmente o seu agora, o seu presente. 


Vamos agradecer por ele?! Te convido a manifestar de alguma forma essa gratidão e deixar essa energia de reconhecimento e amor invadir o mundo. Do seu jeito, demonstre agora sua gratidão. E leve isso para o seu dia-a-dia. Você sentirá os benefícios em todas as áreas da sua vida.

A você, minha gratidão!!!

Sharlene falco.

Coach e analista comportamental.

Me siga nas redes sociais - Instagram: @coachsharlenefalco.

Facebook e You Tube: Sharlene Falco.


Referências:

https://www.bing.com/videos/search?q=gratid%c3%a3o+pedro+calabrez&&view=detail&mid=6FF0AF8DAD582040C7086FF0AF8DAD582040C708&&FORM=VRDGAR

https://www.selecoes.com.br/inspiracao/descubra-o-poder-da-gratidao/

0 visualização

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com