Estilo de Vida Saudável x COVID-19

Transforme-se em uma versão melhor de você!


Atualmente, a prática de atividade física vem sendo estimulada com maior frequência, sendo que, quando executada moderadamente, resulta em efeitos benéficos para a saúde mental e física de diversos grupos e faixas etárias. Dessa forma, nota-se um aumento no número de frequentadores de academias em diversas faixas etárias, sendo por indicação médica como por iniciativa própria, para se obter ganho de massa muscular, perda de peso, além da manutenção e promoção da saúde, bem estar físico e mental.



Os benefícios da atividade física vão muito além de apenas reduzir peso, e para os portadores de doenças crônicas é de extrema importância. O exercício regular é ótimo para o controle de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras enfermidades crônicas. A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução. Alguns estudos demonstraram a relação entre o nível de atividade física e a redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares.


Em alguns casos, a prática regular de exercícios pode fazer com que o paciente diminua a quantidade de remédios ingeridos ou até mesmo deixe de tomá-los. Os benefícios da atividade física para pacientes crônicos envolvem principalmente os aspectos como redução da adiposidade corporal, queda da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina, aumento do gasto energético, aumento da massa e força muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória e mais flexibilidade e equilíbrio.


Juntamente com a atividade física a alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, porque faz nosso corpo funcionar de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças. Ela deve ser balanceada, rica em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Esses itens são essenciais para todas as pessoas que pretendem ter uma vida melhor. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia.


O ideal é que a alimentação seja composta por uma fonte de carboidrato, uma de proteína e uma de gordura boa, além das fibras. Os benefícios podem ser observados em pouco tempo e só tendem a aumentar com o passar dos anos.


No cenário atual com a Pandemia de Covid – 19 pode–se notar que o vírus representa uma ameaça maior para pacientes na faixa etária acima de 60 anos ou com comorbidades antes detectada, entre elas estão a obesidade, diabetes, cardiopatias entre outras, tornando esses pacientes grupo de risco. Desta forma, vale ressaltar a importância de um trabalho de prevenção para que em um futuro próximo essa doenças associadas não sejam complicadores para a saúde da nossa população.


Cada vez mais vale ressaltar a importância da atividade física e de uma alimentação saudável em nossas vidas, trazendo todos os benefícios advindos de um novo estilo de vida. Para que todos possam se beneficiar de um estilo de vida saudável é importante ressaltar a orientação de um Educador Físico e Nutricionista, visando alcançar os objetivos esperados.

“Lembre –se que não existe beleza sem antes existir Saúde, cuide - se”.

29 visualizações

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com