Á propósito, qual é o seu?

Você sabe o que é propósito e qual é o seu?


Vamos pensar a respeito: a palavra propósito vem do latim, PROPOSITUM,  que pela etimologia PRO significa: à frente, em minha vantagem + POSITUM: que é o particípio passado de pôr, posto, colocado posicionado, declarado. Sendo assim propósito é o que esta posto à frente, o que está declarado em minha vantagem, aquilo que foi POSTO PARA MIM.


Interessante não?!


Propósito tem a ver com a sua essência. Aquilo que você reconhece como próprio. E o que faz sentido para você, e cada um tem o seu. O seu propósito é o porquê da sua vida.


A princípio parece um pouco complicado, e realmente é, sabe por quê? Porque nós não nos conhecemos. Segundo uma reportagem da revista Exame de nov/2019 com uma pesquisa americana, apenas 15% das pessoas possuem autoconhecimento. Somente 15% das pessoas se conhecem realmente. Aí é que está a chave para encontrar o seu propósito: Você precisa se conhecer. E isso leva tempo e disposição, mas é uma jornada incrível que te impulsiona em todas as áreas da sua vida.


O propósito é a sua causa, o seu porquê. A um nível mais profundo o propósito é o que dá sentido a sua existência. O porquê de você existir, e não apenas viver por inércia.

O propósito está alinhado à sua missão, seus talentos, suas habilidades e competências:


- O que torna você único?

- O que você faz que te diferencia dos outros?

- O que é importante pra você?


Isso vai além de trabalho e remuneração, é impactar positivamente a sociedade. Além da marca que você quer deixar no mundo:


- Como você quer ser lembrado?

- Qual legado você deixa?


Pensar a respeito dessas perguntas, nos ajudam a entender nosso propósito de vida. E ter nosso propósito alinhado ao nosso trabalho nos dá realização. Você tem mais energia, mais vivacidade, mais disciplina e mais consistência. Você trabalha com mais significado, mais motivado e por prazer.




Bom, mas tenho que esclarecer que entrar em sintonia com seu propósito não significa que não haverá problemas e que será tudo maravilhoso. Não é isso, mas significa que o que você faz tem a ver com VOCÊ. Isso que irá gerar mais motivação, mesmo diante das dificuldades.


Agora, tenho duas boas notícias para você que quer saber mais sobre o seu propósito:

Segundo uma pesquisa que o Hospital John Hopkins conduziu, provou que pessoas que têm propósito na vida, vivem mais. Eles comprovaram que essas pessoas vivem mais do que aquelas que cuidam bem da própria saúde e mais do que as pessoas que não têm propósito definido. TER PROPÓSITO AUMENTA A LONGEVIDADE.

Uma outra pesquisa foi realizada pela revista Havard Business Review, que apontou que apenas 3% dos pesquisados tinham um plano de ação por escrito para viver o seu propósito, e esses 3% detinham 90% da renda de todos os entrevistados. Ou seja, AS PESSOAS QUE TEM PROPÓSITOS DEFINIDOS, SÃO AS QUE ALCANÇAM RIQUEZA E SUCESSO.


Podemos concluir que se conhecer é a chave para o triunfo!

Saber o seu propósito, o porquê de você estar aqui e agora, te levará à satisfação e realização para viver uma vida mais rica e cheia de sentido.  

Se quiser entrar nesta incrível jornada de autoconhecimento e encontrar o seu propósito, terei grande prazer em ajudar você!


Sharlene Falco

Coach e analista comportamental

93 visualizações

Fique por dentro das novidades que trazemos.

O Projeto Conectados nasceu através da conexão entre iniciativas sociais em Mercês-MG e na Região. O objetivo é auxiliar a comunidade a ter acesso a informações relevantes, filtradas e interligar setores econômicos, desenvolvendo soluções para manutenção e expansão futura da economia local e regional.

Participe para Planejar, Preparar e Agir!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

CONTATO >

T: (32) 99967-2023 (Whatsapp)

© 2023 por Nação Verde. Orgulhosamente criado com Wix.com